quinta-feira, 10 de outubro de 2013

ENTREVISTA ROBERTO DI SENA - CANDIDATO GRÃO MESTRE



ROBERTO DI SENA 
Iniciado: 23/03/02 
Elevado: 12/12/02 
Exaltado: 28/04/03 
Instalado: 25/06/07 
  • Grau: 32º  
  •  Grande Bibliotecário (03 a 2006)  
  • Grande Secretário de Relações Interiores (Adjunto) (97 a 2013)  
  • Certificado de agradecimento do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito, pelos serviços prestados à Ordem. (2009) 
  • Pelos relevantes serviços prestados a instituição foi Agraciado com a medalha do Mérito Maçônico pela Grande Loja do Estado do Rio Grande do Norte (2010) 
  • Pelos relevantes serviços prestados foi agraciado pelo GOB (Grande Oriente do Brasil) através da Loja Evolução 2ª em seu centenário com a Medalha do Mérito Maçônico. (2012) 
  • Presidente do Conselho de Cavaleiros Kadosh nos anos de 2011 e 2012 onde abrange os graus do 19º ao 30º. 
  • Presidente do Capitulo Rosa Cruz (2013) 
  •  Orador do Conselho de Cavaleiros Kadosh. (2013) 
Quais seus progressos na Maçonaria? Coloquei as informações acima a guisa de conhecimento dos Irmãos, Sei que muitos acham que fazer progressos na Maçonaria é passar de um Grau para outro, assumir cargos, ou até mesmo atingir o trigésimo terceiro grau (33º).  Porem no meu parco entender, fazer progressos na Maçonaria significa se pautar por uma linha de conduta exemplar, estudar, buscar a verdade para que haja a transformação do homem que renasceu para o mundo no momento que foi iniciado. 
O que falta hoje na Ordem Maçônica?  Compreender a Maçonaria não é matéria simples, mas com certeza é algo interessante. No quadro atual da vida moderna, onde o materialismo se sobrepõe ao espirito, se não tivermos a firmeza necessária para crer e defender as nossas convicções, também nos perderemos nos caminhos escabrosos de nossa sociedade. 
Quais seus projetos para o Grão Mestrado?  1- Manter a sinergia entre Irmãos de toda a jurisdição com a administração da GLERN, promovendo o livre e fácil acesso aos mandatários da Potência, apoiando, esclarecendo e orientando nas soluções e encaminhamento de questões diárias. 
2- Controle eficaz das despesas, adotando  medidas que possam contribuir para a redução e otimização de custos em geral e acompanhamento rigoroso da área financeira de todos os setores da GLERN. 
3- Administração Compartilhada.  A Alta Administração da GLERN será composta por obreiros de todas as regiões, observando-se a disponibilidade e a competência dos irmãos para os cargos indicados, além do amor e dedicação à Potência.     

Destes qual você considera mais importante? Todos os projetos são intrínsecos, porem, Inicialmente acredito que devamos nos focar no controle das despesas. 

Existe viabilidade para a execução dos projetos?  Projetos bem sucedidos são aqueles que contêm desde o inicio um bom planejamento. Nossas propostas são simples porem objetivas visualizando uma melhoria em todos os setores da nossa instituição como também o fortalecimento das Lojas da sede e as do interior do Estado, pois se as lojas estiverem suficientemente fortalecidas a Grande Loja consequentemente também se fortalecera. 

Como esta a receptividade do Programa entre os Irmãos?  A receptividade está sendo muito boa, pois quando externamos nossos pensamentos e projetos automaticamente lançamos uma centelha energética e uma vibração que faculta uma aceitação e confiabilidade da realização de nossas propostas. 

Qual o nome de sua chapa?  “ANTIGAS TRADIÇÕES NOVAS IDÉIAS.” Assim foi nominada pois acreditamos que devamos preservas nossas antigas tradições porem com um gerenciamento administrativo evolutivo, atual e com novas idéias. 

Como transformar a Maçonaria do RN mais participativa junto à sociedade?  Buscar, dentro dos Princípios da Sublime Ordem, a implementação de ações em prol do bem comum, com determinação e empenho no sentido de que haja mais justiça social, mais equilíbrio e harmonia entre as pessoas e menos diferenças no que tange as oportunidades de crescimento e evolução. 
Considerações finais.  Um Programa Administrativo e eficaz caracteriza-se por ideias exequíveis e baseadas em projetos viáveis que contribuam para o desenvolvimento, a participação e o comprometimento das pessoas que compõem o agrupamento social de que fazem parte. Devemos, portanto, votar com consciência e confiança naquele que irá lutar por uma Grande Loja forte e unida, pois, a força do trabalho em equipe é que poderá engrandecer e fortificar nossa Instituição.   Nesse sentido, para viabilização do programa almejado, é indispensável, além da transparência das ações, o concurso de pessoas experientes, de libada reputação moral, tendo como princípio o desprendimento e o compromisso com a preservação dos legados que mantém o prestígio da nossa Sublime Instituição.    Em uma eleição maçônica não adianta ser “o eleito,” o que abrilhanta é a integridade, a lisura e o contato sincero e desinteressado do Irmão Candidato com o Irmão Eleitor.   Os Irmãos devem conhecer não só o histórico do “cabeça da chapa”, mas também dos seus pares, pois logicamente na ausência de um, assume o outro, temos que ter certeza que os componentes estão afinados e com disponibilidade para se dedicarem integralmente à Maçonaria.   Portanto, a todos nós cabe redobrarmos nossa atenção para “descobrir caminhos”, “fortalecer corações”, “modelar espíritos” e principalmente “alinhar rumos”.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário