domingo, 17 de março de 2013

Entrevista Ir.´. Lenarte Carneiro dos Santos

                                          
                                           
                            Ir.´. Lenarte é um obreiro da Parnamirim n.9 completando quase 11 anos de Maçonaria. Lenarte é um homem que leva a ordem no sangue, na alma, na vida e no dia a dia. Um homem organizado, polido, admirado pelos amigos e pala familia, assim como pelos IIr.´. 
Neste espaço dedicamos uma pequena entrevista com o Ir.´. para que os demais possam conhecê-lo e assim possamos espargir os adjetivos e qualidades deste grande Maçom.  
                 
Ir.´. Lenarte, quantos anos de maçonaria e que grau ?
10 anos 10 mêses e 06 dias(hoje 17/03/2013)  Gr.´. 32 - Sublime Príncipe do Real Segredo - Iniciado em 16/09/2011.
O que voce tem visto da maçonaria contemporanea ?
A maçonaria de hoje e um patrimônio inalienável, consciente, que só o amor ao próximo e o surgimento de uma concepção altruísta, poderá libertar e salvar a humanidade sofredora e desamparada pela ação da hipocrisia.
Quais as suas perspectivas em relação a ordem ?
Que melhoremos, que devemos semear em nossos Templos fabricas incessantes de Fraternidade, Carinho, Ajuda, Compreensão, de Verdade, de Tolerância, de Desapego, de Harmonia, para que possamos distribuir as mesmas, além do portal de nossos Templos.
Como se sente ocupando o cargo deTesoureiro ?
Me sinto bem, não sabia cobrar! aprendi, até porquer temos que ser cobrador e tesoureiro, mais mesmo assim é gratificante e honroso, embora trabalhoso, estar a frente da tesouraria posso dizer quase consecutivos 6 anos - pois assumi o cargo na gestão do Ir:. Lucas (1 ano), Ir:. Fenelon(2 anos), Ir:. Gilberto(1 ano), Ir:. George Augusto (1 ano), renovado o veneralato do Ir:. George Augusto por mais um ano (2013/2014), fui convidado a permanecer no cargo e aceitei, totalizando aí mais de 5 anos, aproveito tambem a oportunidade para agradecer a confiança dos ex-veneráveis depositada em mim na grandeza do cargo.       
Como se organiza para que seu cargo não se misture com seus afazeres profanos ?Organizado tenho certeza, sou de nascença e muito disciplinado quanto a horário, acho que aí esta o segredo para que minhas tarefas maçônicas não se misturem com os afazerem profanos. Sabendo administrar o tempo, com certeza o G A D U que a tudo assiste, derramará seus raios de luz sobre nossa mente e nos abençoará.
 Qual foi a sua maior emoção dentro da ordem ?
 Tive varias, vou enumerar algumas - A iniciação como Apr:. Maçom(11/05/2002), As sete instruções recebidas como Apr:. Maçom,  A elevação a Comp:. Maçom(14/08/2003), A Exaltação a M:. Maçom(15/04/2004), mas a que marcou e ficou gravado na minha memoria foi a minha iniciação quando o M:. de Cer:. tirou-me a venda e me foi dada a luz.
 O que o ir.´. tem feito para progredir como pessoa e como maçom ?
 Como pessoa tenho trabalhado bastante, é como diz um velho adagio popular - jacaré que não batalha vira bolsa de madame. Como maçom, tenho frequentado todas as reuniões da minha Loja mãe, 100% frequência, visitas as outras Lojas, outras potências, assembléias gerais (pois exerço o cargo de Membro do Conselho de Administração e Finanças GLERN e FUPEMA), e por último tenho aprendido bastante com os IIr:.mais velhos não de idade e sim de maçonaria.
Quais as perspectivas para a nossa loja 
As melhores possíveis, que nosso VM:.George Augusto Negócio de Freitas faça uma excelente administração tão quanto a do primeiro veneralato, pois só assim todos que fazemos a sua administração sairemos fotalecidos e com a conciencia do dever comprido.
O que vc acha que esta faltando à maçonaria ?
Que os IIr:. vivam em união. A maçonaria dado seu aspecto Universal, Filantrópico, Filosófico onde convivam IIr.´.   de todas as raças e religiões. É possivelmente a única instituição com condições de realmente levar a Fraternidade a todos os recantos da terra, se isso no entanto é um privilégio, por outro lado impõe-nos uma obrigação, que os IIr:. vivam em união.
 Ja pensou em ocupar o cargo de venerável ?
Não, tenho sempre confessado a alguns IIr:. que tudo tem seu tempo, se assim pensasse seria muita pretensão de minha parte, pois tenho outros projetos como por exemplo chegar ao grau 33, além do mais existem IIr:. com mais tempo de maçonaria do que eu,  merecendo sentar no trono do Rei Salomão, o que com certeza darei todo meu apoio.
Deixe uma mensagem a todos os IIr.´.
A importância  de uma Loja não se avalia pelo seu poderio econômico ou pela suntuosidade de seu Templo,mas pelo quilate moral, pela simplicidade e humildade dos IIr:. de seu quadro, dento e fora da maçonaria. Que esta mensagem fique gravada no coração de cada Ir:. desta LOJA.