Qual é o segredo de uma instituição que, sem ser religião e a despeito de dogmas, rituais e práticas seculares, mantém e amplia espaço num mundo cada vez mais absorvente e interesseiro, como o de hoje? Ou de uma forma mais direta: Por que a Maçonaria continua forte, em tempos, tão impróprios aos seus paradigmas .A Maçonaria chegou até nossos dias, sem dúvida nenhuma graças o seu caráter secreto. Atravessou as mais profundas crises internas e externas e sofreu as mais aguerridas perseguições de seus inimigos, e emergiu incólume. Sobreviveu à ignorância, ao obscurantismo, à desmoralização, graças à fibra dos irmãos que nos precederam e que levaram às últimas conseqüências o juramento de sua iniciação. Embora hoje em dia esteja havendo um processo de profanação de nossos mistérios, devemos cultivar o silêncio para a nossa sobrevivência e para levar a regressão esta miserável doença que ameaça os arcanos da Ordem. Se quisermos promover o bem estar da Humanidade, levantando Templos à virtude e cavando masmorras ao vicio, devemos ter cuidado com nossas palavras, gestos e atitudes.
A Maçonaria, enfim, será sempre atual, porque serve a um perfil de Maçons, inspirado num modelo de perfeição que se convencionou chamar o Grande Arquiteto do Universo. E que perfil é este? O maçom não descrimina e não se deixa discriminar: é livre, procura ser virtuoso, tem bons costumes.
É fraterno sempre, especialmente com aqueles que se revelam irmãos, em loja ou fora dela, Se não existir Maçons com postura Maçônica, não existirá Maçonaria.
Um T.´.F.´.A.´.
recebido por email Ir.´. M.´. I.´. Gilberto de Andrade