domingo, 11 de março de 2012

A HISTÓRIA DA MAÇONARIA NO BRASIL


A Maçonaria é a maior e mais antiga organização fraternal do planeta. Não se sabe exatamente como e quando começou. Para muitos estudiosos, a maçonaria se originou na Idade Média com as sociedades, também conhecidas como guildas dos construtores das catedrais e castelos. Há evidências, segundo ainda outros autores, de que a maçonaria foi influenciada, em seus primórdios, pela Ordem dos Cavaleiros Templários, um grupo de monges, cristãos e guerreiros formado em 1118 para ajudar e proteger peregirnos em suas viagens à Terra Santa.
Maçonaria no Brasil
 Há um capítulo em branco na História do Brasil, e esse capítulo é o que se refere à Maçonaria, presente em todos os momentos decisivos e importantes de nossa pátria. Em torno da excepcional contribuição da Maçonaria para a formação de nossa nacionalidade, é inadmissível qualquer dúvida. De nenhum importante acontecimento histórico do Brasil, os maçons estiveram ausentes. Da maioria deles, foram os elementos da Maçonaria os promotores. Não há como honestamente negar que o Fico, A Proclamação da Independência, a Libertação dos escravos, A Proclamação da República, os maiores eventos de nossa pátria foram fatos organizados dentro de suas lojas. Antes de tudo isso, já na Inconfidência Mineira, a Maçonaria empreendia luta renhida em favor da libertação de nossa pátria. Todos os conjurados, sem exceção, pertenciam à Maçonaria: Tiradentes, Thomas Antonio Gonzaga, Cláudio Manoel da Costa, Alvarenga Peixoto, e até mesmo o Judas, o traidor Joaquim Silvério dos Reis, infelizmente também pertencia à ordem.
Há que se ressaltar também a grande contribuição de um maçon ilustre Francisco Antonio Lisboa, o Aleijadinho. Este grande gênio da humanidade. Maçom do grau 18, Aleijadinho, autor de obras sacras, fez questão de secretamente homenagear a Maçonaria em suas esculturas. Ao bom observador e conhecedor da maçonaria, não passará despercebido, ao conhecer a obra do grande mestre, detalhes, pequenos que sejam que lembram a instituição maçônica. Os três anjinhos formando um triangulo, o triangulo maçônico, tornaram-se sua marca registrada.
A própria bandeira do estado de Minas Gerais foi inspirada na Maçonaria: o triangulo no centro da bandeira mineira é o mesmo do delta luminoso, o Olho da Sabedoria.
A independência do Brasil foi proclamada em 22 de agosto de 1822, no Grande Oriente do Brasil. O grito de independência foi mera confirmação. Ninguém ignora também que o Brasil já estava praticamente desligado de Portugal, desde 9 de janeiro de 1822, o dia do Fico. E o Fico foi um grande empreendimento Maçônico, dirigido por José Joaquim da Rocha, que com um grupo de maçons patriotas, fundou o Clube da Resistência, o verdadeiro organizador dos episódios de que resultou a ficada.
A libertação dos escravos no Brasil foi, não há como negar, uma iniciativa de maçons, um empreendimento da Maçonaria. A Maçonaria, cumprindo sua elevada missão de lutar pela reivindicação dos direitos do homem, de batalhar pela liberdade, apanágio sagrado do Homem, empenhou-se sem desfalecimento, sem temor, indefessamente pela emancipação dos escravos.
Para confirmar estes fatos basta verificar a predominância extraordinária de maçons entre os líderes abolicionistas. Dentre muitos destacaram-se Visconde de Rio Branco, José do Patrocínio, Joaquim Nabuco, Eusébio de Queiroz, Quintino Bocaiúva, Rui Barbosa, Cristiano Otoni, Castro Alves, e muitos outros.

A proclamação da República, não há dúvidas de que também foi um notável empreendimento maçônico. O primeiro Ministério da República, sem exceção de um só ministro, foi constituído de maçons. Mera casualidade? Não. Ele foi organizado por Quintino Bocaiúva, que havia sido grão-mestre.
Assim foi e tem sido a atuação da Maçonaria com relação ao Brasil, sempre apoiando e lutando para a concretização dos ideais mais nobres da pátria, comprometendo-se em favor da liberdade e condenando as injustiças.

Fonte: Ação Maçonica Internacionalwww.aminternacional.org



O QUE FAZEM OS MAÇONS ?



Os maçons tentam viver e proceder de acordo com elevados princípios éticos e morais ensinados pela maçonaria. Em suas lojas, são constantemente expostos a sessões de instrução e estudos nas quais esses princípios éticos, morais e espirituais são ensinados e debatidos.
Como corolário, os maçons são levados a observar, ensinar e praticar os ideais de bondade, honestidade, tolerância, verdade, decência e mútuo entendimento. Preservam e praticam ainda o patriotismo, as obras de benemerência, justiça social e os valores espirituais. Em suas reuniões em loja ou mesmo fora dela, os maçons buscam trabalhar para, de alguma forma, tornarem-se melhores cidadãos e assim contribuir para uma sociedade melhor, maIs justa e fraterna.

A participação da Mulher e da Família na Maçonaria

 

A base da Instituição Maçônica é a fraternidade, é entre seus princípios fundamentais, esta a prática da primeira das virtudes: A solidariedade humana. Por isso reúne os homens em suas Lojas, nas quais reinam a moral, a tolerância e a solidariedade. Porém, a Maçonaria também dedica à família o melhor de suas atenções. E embora a mulher não participe diretamente dos trabalhos maçônicos, não se pode dizer que não lhes presta a sua colaboração, pois, enquanto os maridos se dedicam aos trabalhos da Loja, as esposas se constituem em guardiãs do lar e dos filhos, além de participarem ativamente das atividades solidárias promovidas pelas Lojas Maçonicas. 
Portanto, sob o critério filosófico, a Maçonaria destina-se tanto ao homem como à mulher, complementos que são um do outro e destinados como estão a constituir a família como base celular de uma sociedade bem organizada.
Os Maçons tributam, portanto, à mulher não somente o respeito que ela merece como mãe, esposa, irmã e filha, mas também pela admiração a que tem direito por ser o ornamento da humanidade, na qual tem exercido um grande papel civilizador e propulsor do progresso dos povos.
Todavia a mulher e a família não ficam de fora das atividades maçônicas.
Existem diversas associações mantidas pela Maçonaria, chamadas Associações Paramaçônicas, para as Senhoras, como, a Fraternidade Feminina Cruzeiro do SulEstrelas do Oriente e etc.
Recentemente começou a funcionar no Brasil a Ordem do Arco Íris que é mantida pela Maçonaria, com o objetivo de formar moças entre 11 e 19 anos.
Neste mesmo aspecto, existe a Ordem De Molay para jovens do sexo masculino, na faixa de 13 a 21 anos incompletos, com objetivos amplos de formação do jovem, preparando-o para uma vida futura, moldando o seu caráter para uma cidadania plena e responsável. E a APJ - Associação Paramaçonica Juvenil, mantida pelo Grande Oriente do Brasil, para jovens de ambos sexos.
Em alguns lugares já funciona a Ordem Internacional das Filhas de Jó, também para as moças na faixa etária entre 11 e 19 anos.
Estas organizações possuem atividades sociais e ritos próprios, cujo objetivo é aglutinar os jovens desenvolvendo os seus talentos, qualidades e potencial de liderança.
Cumpre esclarecer que, embora essas organizações tenham mérito reconhecido, os demais membros da família não são obrigados a aderir.
A família é para a Maçonaria a célula da humanidade. Quem não tem condições morais para ser um bom chefe de família, não pode ser maçom. Quando não se devota ao lar, quando não se preocupa com a família, o Maçom é considerado um traidor, porque está transgredindo os compromissos que fez, está renegando os sagrados compromissos assumidos.
Todo Maçom está sob constante vigilância da sua consciência e dos demais Maçons. O maçom que vier a saber que um Irmão afastou-se do cumprimento do dever para com sua família, é obrigado a comunicar o fato à Loja.
Quando alguém se candidata a ingressar na Maçonaria, é verificado em sindicância se o candidato dispõe de recursos que lhe permita cumprir os compromissos maçônicos sem sacrificar a família. Enfim, nenhum homem casado poderá entrar para a Maçonaria sem que a esposa esteja de acordo.

- A SUBLIME ORDEM DEMOLAY -

Ordem Demolay
 A Ordem Demolay é uma instituição para-maçônica composta por jovens de 13 a 21 anos de idade, com o intuito de aprimorar suas potencialidades, lapidar seu caráter e formá-los para serem os líderes em um futuro próximo.
Surgiu em 1919, quando o primeiro DeMolay, Louis Lower, acompanhado de mais oito amigos se reuniram no Templo do Rito Escocês com Frank Sherman Land, Em Kansas City, Missouri, Estados Unidos da América, com o intuito de formar uma nova organização de jovens.
O nome Ordem DeMolay foi escolhido por Frank Sherman Land, após a análise de muitos outros nomes. Coincidiu também de que a primeira reunião com os nove membros, sob o nome de Ordem DeMolay, ocorreu em 18 de março de 1919, aniversário da morte de Jacques DeMolay, que morreu na mesma data, ano de 1314.
Jacques DeMolay foi o último Grão Mestre da Ordem dos Templários, que baseou sua vida nos princípios que hoje os DeMolay's alicerçam sua conduta.
A partir daí, sob a égide da Maçonaria, a Ordem DeMolay se desenvolveu e transcendeu os limites geográficos e culturais dos Estados Unidos, conquistando mais 11 países, pelos quais passaram mais 3 milhões de jovens, o que lhe garantiu uma cadeira cativa na ONU e o título de maior fraternidade juvenil internacional.
Dentre os 3 milhões de jovens, vários se tornaram personalidades mundiais, dentre os quais estão o Walt Disney, o Jonh Wayne e o Ex - Presidende dos Estado Unidos da América, Bill Clinton. Atualmente, 111 mil jovens compõem a Ordem DeMolay, espalhados por mais de 5 mil Capítulos.

O Brasil teve seu primeiro Capítulo DeMolay instalado em meados de  1980, na cidade do Rio de Janeiro-RJ; estando hoje com quase 500 capítulos instalados e aproximadamente 45.000 jovens iniciados.  
Ensinamentos
Os ensinamentos da Ordem estão alicerçados em três baluartes fundamentais: as liberdades Civil, Religiosa e Intelectual. Portanto, não compomos nenhuma seita nem promovemos atividades político-partidárias.
Os Demolays cultivam as Sete Virtudes classificadas como Cardeais para a prática de uma vida pura e correta, a saber:
  1. Amor filial
  2. Reverência pelas coisas sagradas
  3. Cortesia
  4. Companheirismo
  5. Fidelidade
  6. Pureza
  7. Patriotismo

Condições "Sine Qua Non" da Ordem DeMolay
  • Um Capítulo DeMolay é formado por rapazes:
  • que não tenham ainda 21 anos de idade;
  • que professem uma crença em Deus e reverenciem seu Santo nome;
  • que afirmem lealdade a seu país e respeito à Bandeira Nacional;
  • que abracem à prática de moral pessoal;
  • que façam votos de seguirem os elevados ideais típicos das Sete Virtudes Cardeais da Coroa da Juventude;
  • que aprovem a filosofia da Irmandade Universal do homem e a nobreza de caráter exemplificada pela vida e morte de Jaques DeMolay;
  • que estejam cientes que o ingresso na Ordem DeMolay, que não é uma associação juvenil, não lhes garantirá no futuro a Iniciação num Corpo Maçônico.
Ética de Um DeMolay
A Ética de um DeMolay encontra-se assentada nos seguintes fundamentos:
  • Um DeMolay serve a Deus.
  • Um DeMolay honra todas as mulheres.
  • Um DeMolay ama e honra seus pais.
  • Um DeMolay é honesto.
  • Um DeMolay é leal a ideais e amigos.
  • Um DeMolay executa trabalhos honestos.
  • Um DeMolay é cortês.
  • Um DeMolay é sempre um cavalheiro.
  • Um DeMolay é um patriota tanto em tempo de paz quanto em tempo de guerra.
  • A palavra de um DeMolay é tão válida quanto a sua confiança.
  • Um DeMolay permanece inabalável a favor das escolas públicas.
  • Um DeMolay sempre possui fama de um bom cidadão cumpridor das leis.
  • Um DeMolay é o orgulho de sua Pátria, seus Pais, sua Família e seus Amigos.
  • Um DeMolay, por preceito e exemplo, deve manter os elevados níveis aos quais ele se comprometeu.

RECUPERAÇÃO DO Ir.´. B. SANTOS


Nosso Ir.´. B.Santos, obteve alta médica da cirurgia a qual se submeteu. Pelas informações, nosso Ir.´. está bem e logo voltará a abrilhantar nossas reuniões e nos dar a graça do seu convívio. Que o G.´.A.´.D.´.U.´. o proteja e lhe dê plena recuperação.

INSTALAÇÃO E POSSE - Ir.´. GEORGE FREITAS NEGÓCIO

No dia 11 de Fevereiro do corrente ano, a PARNAMIRIM Nº 9 instalou e deu posse ao Ir.´. George Freitas Negócio como Venerável Mestre da loja.
Ir.´. George, ladeado pelos IIr.´. Lucas e Gilberto, assumindo suas funções em Loja.
Após a instalação e posse um abastado banquete para as comemorações. Temos a absoluta certeza que o Ir.´. fará uma brilhante gestão à frente da loja, pois é reconhecidamente, um aglutinador, atencioso e irradia inteligencia e simpatia, juntamente com a cunhada Dulciene, a nova Presidente das Samaritanas.
Deste espaço, rogamos ao G.´. A.´.D.´.U.´. que o abençõe e lhe dê sabedoria para mais esta caminhada.
Abaixo alguns registros do momento.



Ao centro nosso Ir.´. George quando de sua posse. Á direita Ir.´. M.´.I.´. Gilberto e à esquerda  Ir.´. Lucas da comissão instaladora
   


Ir.´. Gilberto, Cunhada Maria José, Nova Presidente das Samaritanas cunhada Dulciene e o novo V.´.M.´. George


Cunhada Maria José, quando da transmissão de cargo a nova Presidente das Samaritanas

Cunhadas, convidados e demais presentes na posse do Ir.´. George









Cunhada Dulciene, no momento de sua posse como Presidente das Samaritanas



Algumas cunhadas da nova diretoria das Samaritanas








Ir.´. M.´.I.´. Francisco Gilberto de Andrade, proferindo algumas palavras com muita emoção


Cunhada Maria José e demais