quinta-feira, 24 de novembro de 2011

ELEIÇÃO NA PARNAMIRIM N. 9

Meus IIR.´.

Temos a anunciar que o nosso Ir.´. George, atual 1º vigilante da gestão do atual Venerável Francisco Gilberto foi eleito por unanimidade como o próximo venerável da nossa loja, onde sua gestão se inicia no proximo mês de Fevereiro de 2012.
Parabéns ao Ir.´. George que com isso ratifica a unicidade da loja Parnamirim onde o respeito, a compreensão e a solidariedade são adjetivos marcantes.

Estaremos todos de P.´. e a O.´. para colaborar com a gestão que tem tudo para ser brilhante e promissora.

Fraternalmente,

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

INVESTIDURA DOS IIR.´. DA PARNAMIRIM 9 NO SUPREMO CONSELHO Gr.´.33

IIr.´. da PARNAMIRIM N.09 : Nicolau, Azevedo, Vasconcelos, B santos e Rui na investidura ao Grau 33. Parabéns aos IIr.´. que sempre abrilhantam com sua sapiência as CCOL.´. da Loja.

FOTOS





RESSACA DA VIAGEM


RECORDAÇÕES DA POSSE IR.´. GILBERTO

Em junho de 2010 na loja PARNAMIRIM N. 9 brindávamos a posse do Ir.´. Gilberto, atual venerável. O mesmo com sua simplicidade consegue agregar os irmãos e sempre harmonizar as diferenças, como todo e bom Maçom deveria fazê-lo.
Segue fotos para recordarmos este momento especial de confraternização.














terça-feira, 15 de novembro de 2011

ELEIÇÕES NA PARNAMIRIM N.09



Está marcado para o proximo dia 17/11/2011 as eleições para a proxima gestão da nossa loja. Provavelmente teremos apenas uma chapa a concorrer. Mais notícias após as eleições.

Fraternalmente.´.

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA - DEZEMBRO DE 2011

Caros IIr.´.

Informamos que a Assembleia Geral Ordinária da GLERN será realizada no Oriente de Mossoró na Loja Maçônica Jacques DeMolay nº 21, no proximo dia 10 de Dezembro.

ANIVERSARIANTES DO MÊS DE NOVEMBRO

Anunciamos as felicitações aos Irmãos que aniversariam neste mês de Novembro de 2011. São eles:
  • 06/11 - José Aluisio de Oliveira MAIA
  • 12/11 - Alcindo Ribeiro de Pádua
  • 18/11 - George Fernandes Marcelino
Desejamos a todos muitos anos de vida, paz, prosperidade, fraternidade.

PARA QUE HAJA BONS MESTRES É NECESSÁRIO FORMAR BONS MAÇONS

TEXTO PARA REFLEXÃO

Meus Gentis IIR.´.
Como poderemos obter resultados positivos na formação moral, ética, espiritual e de responsabilidade social do Maçom?
Como fazer com que os neófitos e os mais novos tenham real noção de seu futuro Maçônico?
Com termos futuro, se o Mestre-Maçom está omisso, desatualizado e sem ação, principalmente pelo viés obediente que de muito vem sendo implantado no Simbolismo?
Essas são as grandes questões iniciais para que possamos ter alí adiante Bons Mestres-Maçons. Em prol do "Tornar Feliz a Humanidade". Sim, são muitas outras, mas essas talvez sejam aquelas que modificarão nossa ação no meio social no qual julgamos ser líderes.
Falamos em Templos que somos um escola de moral e ética. Mas, é isso que está ocorrendo mesmo? Temos as soluções e as devidas críticas que fizemos, por exemplo: aos políticos da nação brasileira, mas e nós? Como estamos agindo dentro da ordem? Como estão os comportamentos e o cumprimento legal dentro da ordem? Viramos, pelo menos é o que estamos vendo um GRANDE SINDICATO? Com grupos se apoderando do tal poder, com atitudes típicas da vida profana política, mas talvez, com viés de moralidade como uma ação? E quem critica é considerado opositor? Um verniz maçônico para que possam ter a tal credibilidade que deveria ter vindo com naturalidade, pelo simples exercício de ser um ato de um maçom? Mas, não é bem isso que acontece, não é mesmo?
Como não damos exemplo de Mestre-Maçom, aquele que é coerente com o que faz com o que fala e com que fala com o que faz. Usamos o AUTORITARISMO ou exigimos a SUBORDINAÇÃO descaracterizando o SIMBOLISMO? Mostramos assim, com todo respeito a todos, nossa real fraqueza. Quando homens livres e de bons constumes se intitulam ou permitem ser subordinados e submissos é por que perderam a compreensão do real sentido de ser livre.
Como fazer então, uma APRENDIZ melhor para receber o seu salário e passar à COMPANHEIRO?
Não existindo o exemplo da fala com a prática a viagem fica comprometida.
Como formar melhor os Maçons da próxima geração de MESTRES? Quais são so desafios atuais para tal?
Como receberá a Maçonaria em seu meio, por exemplo: um candidato de uma família de dois pais ou de duas mães ?
A SOCIEDADE ESTÁ MUDANDO, e como nós estamos nos preparando para isso?
Quais os debates sociais na Maçonaria hoje que possam contribuir por uma formação moral social?
Que visão espiritual estamos tendo dos novos Maçons, se pelos exemplos dados não somos convincentes?
Há necessidade uma visão do homem, do neófito e também do próprio Maçom atual  em sua esfera BIOPSICOESPIRUTAL. Ou seja, ver o ser HOLISTICAMENTE. Só assim poderemos formar melhor para o amanhã e não somente criarmos cumpridores de ritual. Sabedores do como fazer, que já não tem mais sentido, já que a forma é o que menos interessa, mas começar a formá-lo no PARA QUE FAZER. E assim mudar a visão do amanhã. Que deverá ser mais humano, espiritual e ético.
Uma visão com maior FRATERNIDADE, no respeito à soberania da própria consciência e na ação espiritual. Já que sem espirtualidade não há sentido Maçônico. Ao invés de um simples aumento de salário, de um passar de grau e sem o conteúdo unido à prática para ação. Tempo não é mais posto em maçonaria, conhecimento sim.
Para formarmos, também precisamos de uma melhora na docência e nos docentes. Já que ler para homens alfabetizados ou repetir em jogral o RITUAL, é de uma infantilidade muito grande para uma ORDEM INICIÁTICA no século XXI. Esquecemos a história do neófito, smj, hoje com curso superior e já com uma manancial de conhecimento e também pela internet de qualquer assunto. É claro que falamos dos escolhidos para a Maçonaria, conforme nós mesmos falamos. Já que trazer alguém e tratá-lo como criança, não só é uma leviandade, como quem assim se permite, não deveria estar aqui.
    Como estão os nossos DOCENTES hoje?
Precisando de RECICLAGEM?
Como prega nosso Ir:. JOÃO CARLOS PEREIRA DA SILVA - 48 anos de ordem e em ordem. E nossos Líderes estão ou são  burocráticos? Esses são seus Líderes? Estamos satisifeitos com eles?
Há compartilhar de idéias, de conhecimento?
Para Formar é preciso Mudar!.
Alguns até falam que a dificuldade atual em nosso Ordem, é a vida dupla ou a hipocrisia e também os pontos de discordância com as autoridades. Essas não estão fazendo o que pregam, lamentavelmente.
Por exemplo: Como fazer Mestres-Maçons melhores, se nem as viagens das autoridades se sabe para que servem? E aí, nem vamos falar nos custos, não é mesmo, visto que as prestações de contas não aparecem?
Deixando os maçons ou ingênuos por acreditar em tudo ou irrelevantes por não os considerar que são eles que pagam
Como melhorar se os Maçons hoje estão fragilizados em seus direitos nas potências, sendo que às regras, não são cumpridas como deveriam ser?
Há INSEGURANÇA LEGAL , só a justiça brasileira pode dirimir. Para uma potência, para a Maçonaria isso é uma VERGONHA! Poderemos ter alí bons Maçons? Melhores Mestres com esses exemplos?
Como emocionalmente estamos? E à Família Maçônica não está desamparada? E o irmão hospitalizado que não recebe nem visita?
Com isso é possível fazer um Maçom um Mestre melhor?
Como falar em FRATERNIDADE se o TRONCO DE SOLIDARIEDADE arrecada o que arrecada?
Mas, após no ágape quando custa a conta da bebida?
A maneira de quebrar esse círculo vicioso de Mestres despreparados de hoje, de líderes inconsequentes é a partir de uma sindicância mais detalhada e melhor, buscarmos os tais escolhidos da sociedade com vontade, responsável social já em seu meio, com correção, com interesse e motivado para ser transformado de comum em MAÇOM. Esse é o primeiro passo.
APRENDER A APRENDER, CULTURA e AÇÃO chegam após.
ENSINAR A LER É IMPRESCINDÍVEL. SEPARAR O QUE SERVE , DO QUE NÃO SERVE TAMBÉM.
Quantas lojas possuem Bibliotecas? Bibiotecas ativas? Frequentadores?
Melhorarmos a ordem do dia dos trabalhos, pararmos com a MESMICE MAÇÔNICA, de dar volta no próprio rabo - ABRE A LOJA, LÊ EXPEDIENTE, ATROPELA ÀS INSTRUÇÕES, PEDE INTERPRETAÇÃO CHAMADA DE TRABALHO "SINTÉTICA", NADA SE DEBATE, A FALA MAIS SINTÉTICA AINDA, E VAMOS PARA ÁGAPE, que afinal é o mais importante, já que é o que nós queremos mesmo é lazer e não evolução ou não é isso o que está ocorrendo?
"ALGUNS AINDA NÃO SABEM, QUE O MAIS IMPORTANTE NUM ÁGAPE, NÃO É O QUE ESTÁ NO PRATO, MAS, SIM QUEM ESTÁ À FRENTE".
E à prática das virtudes?
Virtudes, só se consegue conciliando o exemplo com a arte de deixar aprender. Até, por que MESTRE é aquele que de repente aprende,(alguém já falou isso) e também com aquele que quer descobrir.
E a Maçonaria, é um dos campos mais férteis de que ensinar é deixar aprender, uma maneira utilizada de MARTIN HEIDEGGER. Deixar aprender, é não bitolar como vemos hoje. O novo maçom, o neófito que se torna aprendiz descobre-se companheiro e torna-se Mestre. E Mestre dele mesmo. E assim teremos bons Mestres, tão necessários para modificar o atual quadro da maçonaria.
"TORNAR REAL AQUILO QUE  SE APRENDER E COLOCAR EM PRÁTICA AQUILO QUE SE FALA É O PROPÓSITO".
"PARA FORMAR PRECISAMOS LIBERTAR!"
Isso, sem dúvida, é uma arte refinada que exige sensibilidade extrema. De que a Maçonaria não tem dono, que há várias formas de enxergá-la, de perceber à disposição de cada Maçom. Onde é possível detectar o grau de maturidade e evolução emocional, espiritual, de correão naquilo que jurou, permitindo que possa este mesmo Maçom contar com a necessidade pessoal de buscar a VERDADE.
O Bom Mestre, não domina nem com recompesas e muito menos com punições, limita-se - rompendo os limites - a apresentar o que entende ser a VERDADE, mais como uma atitude de busca do que com grandes proclamações de já ter encontrado ou definido tudo.
"A MAÇONARIA NÃO ESTÁ NA VISÃO DO GURU, MAS NA DO NEÓFITO QUE DESCOBRE. AFINAL, É ELE QUE ESTARÁ NO FUTURO".
O Bom Mestre deixa aprender, visto ser isso o transmitir do entusiasmo irresistível de quem se comprometeu com a realidade. E realidade é não viver do passado. Talvez, compreendê-lo. Mas, tragá-lo para hoje no que há de bom e válido.
Possibilita assim a descoberta da Missão, a partir da compreensão do todo, da missão pessoal. E qual a sua finalidade para "Tornar Feliz a Humanidade". Começando pelo individual, e tornando-se holística e sabendo que nada fica de fora, mas que tudo, todos os aspectos são conciliáveis, o interior, o exterior, o subjetivo, o objetivo , o racional , o espiritual , a autonomia e a liberdade. Deixando que a realidade se manifeste, conseguimos uma visão filosófica, interpretativa.
"O DEIXAR APRENDER NA MAÇONARIA, É DEIXAR DE TERMOS SESSÕES RITUALÍSTICAS ORTODOXA E CONSEGUIRMOS TER SESSÕES HOLÍSTICA DE APRENDER. O TEMPLO A SER DESCOBERTO É O TEMPLO INTERIOR".
E o verdadeiro Mestre, é aquele que pelos seus conhecimentos, possibilita ao neófito ser realmente;
INICIADO
ELEVADO
EXALTADO
Já que essas etapas ninguém pode fazer pelo neófito, pelo Aprendiz, Companheiro ou  futuro Mestre.
O Bom Mestre possibilita um CONASCIMENTO em todas essas etapas, despertando o aprender, naquele que deverá ser sempre melhor do que o Mestre que possibilita esse aprendizado. Afinal, a EVOLUÇÃO é compulsória. Independente do tempo de despertar para essa evolução, e que é de cada um, mas é compulsória.
Tudo isso, modifica, tudo isso amplia, tudo isso permite, e só assim poderemos formar Bons Maçons, com o DEIXAR APRENDER.
Forma o caráter, melhorar o futuro Mestre-Maçom, é deixar que o conhecimento nasça, que o conhecedor renasça a cada novo conhecimento. É deixar que cada um reconheça o ato de aprender, e se liberte para voar em outros mundos do conhecimento. E deixar que cada um se reconheça no ato de aprender e se AUTOCONHECER como um todo. E autoconhecimento é um dos objetivos da ordem iniciática,
Não há mais possibilidade na maçonaria do século XXI, de vivermos como na idade média. Já que precisamos compreender o que nossos irmãos iluministas nos deixaram, com o nosso repensar sobre eles em termos contemporâneos.
E meus gentis irmãos todos, FORMAR,  isso é tarefa para LÍDERES. De SEMEADORES, aqueles que sensibilizam para envolver, mobilizar e estimular a autocrítica e à reflexão.
SEJA UM DELES EM SUA LOJA, FAÇA A SUA PARTE!
Não esqueça; "PARA QUE HAJA BONS MESTRES  É NECESSÁRIO FORMAR BONS MAÇONS".
Fraternalmente.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

VISITA IR.´. MÁRIO - OR.´. BRASILIA



Registramos a ilustre presença do nosso querido e admirado Ir.´. Mário que nos prestigiou em loja com sua inteligencia e carisma, iluminando nossas reuniões.
O nobre Ir.´. ja foi obreiro da Parnamirim N.09 e hoje encontra-se no Or.´. de Brasilia, onde é o nosso representante neste Oriente.
Desejamos ao Ir.´. que volte mais vezes para nos dar a honra de sua presença, abrilhantando nossas reuniões.

ANIVERSÁRIO IR.´. ÉRICO RENATO

No último dia 03 de Novembro tivemos a felicidade de compartilhar junto do Ir.´. aprendiz Érico Renato, da passagem de seu natalício. Momentos agradáveis junto aos IIr.´. nos fazem mais forte e mais unidos.

FOTOS



segunda-feira, 7 de novembro de 2011

AS ORIGENS DA MAÇONARIA - INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

Um vídeo bastante interessante e que vale a pena assistí-lo para amplitude do conhecimento e conclusões.

APRESENTAÇÃO DEMOLAY



No proximo dia 10 de Novembro de 2011 ocorrerá na loja Parnamirim N.09 apresentação Demolay. Temos que ajudar os sobrinhos nesta tão honrosa missão.
A partir das 20:00 hrs, estão todos convidados.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

COMO DEVO IR À LOJA HOJE?
Como devo ir à minha loja hoje?
Devo me preocupar com minha roupa?
Devo me preocupar com meus sapatos?
Devo me preocupar com meus Irmãos?
Devo me preocupar com aquilo que vamos ter no copo d’água?
Devo me preocupar com...Sim, meus Irmãos, devo me preocupar com minha roupa, pois a indumentária maçônica é clara em pedir que seja calça preta, camisa branca, paletó preto e gravata preta, mas tolera que seja calça preta, com camisa branca sob o balandrau...Os sapatos deverão ser pretos, em qualquer circunstância... A meus Irmãos, devo sempre estar de bom humor, sensível muitas vezes a ajudá-los, pois os irmãos podem precisar de mim, podem precisar de um ombro amigo, ou melhor, de um ombro Irmão... Assim como posso precisar deles também...Pelo copo d’água... Pois bem o Ir.·.  fulano de tal, vai caprichar, eu sei... No seu comportamento em loja ele sempre capricha... Porque hoje seria diferente? Mas, o mais importante, eu me esqueci até aqui; eu devo me preocupar primeiro em ser uma pessoa diferente, uma pessoa que vou para a sessão somar, somar e somar, e não ser mais um, apenas mais um... Devo deixar os meus preconceitos fora da sessão, ou melhor, não deveria nem tê-los, pois um maçom, no dia de seu nascimento deixou isso tudo para trás, deixou os vícios, e os males para trás, pois nesse exato momento morreu o homem profano, e nasceu o homem maçom, que nasceu para combater o despotismo, a ignorância, os preconceitos e os erros, para glorificar a verdade e a justiça, para promover o bem-estar da Pátria e da Humanidade, levantando Templos à Virtude e cavando masmorras ao vício. Esse é o ideal do homem maçom, é assim com essa premissa que devo vir à loja hoje, pois só assim serei completo, serei pleno, serei MAÇOM.
Toda reunião deixo meu lar, minha esposa, meus filhos, e venho aqui. Venho me juntar a meus Irmãos, porém o que faço, quando estou aqui? O que eu faço para ajudar meu semelhante, que não conseguiu ter aquilo que é o mínimo para se viver? O que eu faço para ajudar as pessoas que muitas vezes batem à minha porta, e eu não atendo? O que eu faço para ajudar meus próprios Irmãos, que necessitam de mim? Se eu faço algo de bom, ótimo. Se eu não faço nada, péssimo. Afinal, eu posso dizer, “não tenho nada com isso!” E, posso deitar e dormir em paz? Posso dizer que fui um bom Maçom nesse dia? Posso dizer “Poxa, alguém me pediu ajuda, e eu pude fazer algo para diminuir sua dor!” Posso?Ou simplesmente, vou pensar: “Ora, era um simples mendigo batendo em minha porta”. Lembrem-se que quando aceitei fazer parte da maçonaria, sabia que teria de ajudar, claro que primeiros os Irmãos, mas principalmente as pessoas mais necessitadas da sociedade. Inclusive isso faz parte da premissa da Ordem: “Fazer o bem sem olhar a quem”.
A maçonaria não é nada se eu não fizer alguma benemerência. Se estou aqui hoje, é porque sou uma pessoa que fui destacada, que fui pinçado na sociedade porque era diferente, era voltado para a filosofia que a maçonaria prega; por isso fui um dos “ESCOLHIDOS”.
Devo me lembrar que a Maçonaria me escolheu, e devo deixar a Maçonaria entrar em meu coração, pois só assim saberei como devo vir à loja hoje. E devo vir à loja hoje, desprovido de qualquer resignação, de qualquer inveja do mundo profano, de qualquer raiva, de qualquer coisa que me atrapalhe para ter uma sessão justa e perfeita, pois a um maçom não se permite que tenha falhas, apesar de humano, o maçom é feito e treinado para resistir às tentações profanas. É assim despojado de qualquer vício, despojado até de minhas roupas se for necessário, devo estar presente na sessão, como no dia de minha iniciação, “nem nu, nem vestido, despojado de todos os metais, porque sou livre e de bons costumes”, e assim humildemente fui admitido aos Augustos Mistérios. É assim... Humilde, porém vitorioso, pleno, que devo vir à sessão hoje... Sempre assim... Nunca de outro modo! 
A Maçonaria é uma escola de aperfeiçoamento, moral, intelectual espiritual. 
A Maçonaria nos mostra o caminho para o justo e o perfeito .
Meu irmão faça uma profunda reflexão sobre esta coluna gravada. 
Um T.´. F.´. A.´.